Algumas pessoas que começam a beber ou usar drogas casualmente permanecem assim. Mas outros vão abusar ou se tornar dependentes, achando que eles precisam da droga para se sentirem vivos. Então temos três níveis: os usuários ocasionais, os que abusam e os dependentes. A diferença entre abuso e dependência não é bem clara, mas os médicos usam alguns critérios para distinguir entre estes dois tipos de uso de drogas.
A característica essencial do abuso é um padrão de uso que faz a pessoa sofrer conseqüências que a prejudicam de alguma forma. O diagnóstico de abuso é se, nos últimos 12 meses, a pessoa esteve em uma ou mais das situações abaixo relacionadas com uso de drogas:
- Não conseguiu honrar compromissos, como faltar à escola ou ao trabalho por causa de drogas
- Fazer alguma coisa perigosa, tipo dirigir sob o efeito de drogas ou álcool
- Ter sofrido problemas com a lei, como ser preso
- Continuar a usar apesar de problemas pessoais, como uma briga de casal
Portanto, quem respondeu sim para um ou mais dos itens acima está abusando da substância.
Teste
Dependência é mais séria. Profissionais médicos olham mais três critérios de uma lista que inclui dois fatores psicológicos e cinco padrões de comportamento, novamente num período de 12 meses. Tolerância ou fissura sozinhos não são suficientes para indicar a dependência. E nem todos os sinais de comportamento acontecem com todas substâncias.
Os fatores psicológicos são:
- Tolerância, quando a pessoa precisa de mais da droga para conseguir o mesmo efeito. Você acha que necessita de uma maior quantidade para ter a mesma viagem?
- Fissura, quando a pessoa sente sintomas mentais ou físicos depois de parar de usar droga. Você se sentiu mal, indisposto ou desconfortável quando o efeito da droga passou? Ou usou mais droga ou outra droga para evitar se sentir mal?
Os padrões de comportamento são:
- Pensamento constante em drogas. Você acha que têm um desejo forte ou persistente de usar drogas?
- Ultrapassar os próprios limites impostos. Você usou uma maior quantidade ou por mais tempo do que pretendia?
- Reduzir o tempo gasto em outras atividades. Você diminuiu ou parou de participar de atividades que não envolvem drogas, como recreação, esporte, atividades sociais e trabalho?
- Gastar um tempo excessivo usando ou pra conseguir drogas. Você dedicou muito tempo para obter ou usar drogas, e precisou de muito tempo para se recuperar dos efeitos?
- Usar drogas apesar de estar causando algum problema de saúde. Você têm usado drogas mesmo causando algum problema físico ou psicológico?
Portanto, se a pessoa se viu fazendo três entre os sete itens acima no último ano, ela pode se considerar dependente (ou viciada, ou adicta).