Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




Estou viciado?

Algumas pessoas que começam a beber ou usar drogas casualmente permanecem assim. Mas outros vão abusar ou se tornar dependentes, achando que eles precisam da droga para se sentirem vivos. Então temos três níveis: os usuários ocasionais, os que abusam e os dependentes. A diferença entre abuso e dependência não é bem clara, mas os médicos usam alguns critérios para distinguir entre estes dois tipos de uso de drogas.

A característica essencial do abuso é um padrão de uso que faz a pessoa sofrer conseqüências que a prejudicam de alguma forma. O diagnóstico de abuso é se, nos últimos 12 meses, a pessoa esteve em uma ou mais das situações abaixo relacionadas com uso de drogas:

  • Não conseguiu honrar compromissos, como faltar à escola ou ao trabalho por causa de drogas
  • Fazer alguma coisa perigosa, tipo dirigir sob o efeito de drogas ou álcool
  • Ter sofrido problemas com a lei, como ser preso
  • Continuar a usar apesar de problemas pessoais, como uma briga de casal

Portanto, quem respondeu sim para um ou mais dos itens acima está abusando da substância.

Teste

Dependência é mais séria. Profissionais médicos olham mais três critérios de uma lista que inclui dois fatores psicológicos e cinco padrões de comportamento, novamente num período de 12 meses. Tolerância ou fissura sozinhos não são suficientes para indicar a dependência. E nem todos os sinais de comportamento acontecem com todas substâncias.

Os fatores psicológicos são:

  • Tolerância, quando a pessoa precisa de mais da droga para conseguir o mesmo efeito. Você acha que necessita de uma maior quantidade para ter a mesma viagem?
  • Fissura, quando a pessoa sente sintomas mentais ou físicos depois de parar de usar droga. Você se sentiu mal, indisposto ou desconfortável quando o efeito da droga passou? Ou usou mais droga ou outra droga para evitar se sentir mal?

Os padrões de comportamento são:

  • Pensamento constante em drogas. Você acha que têm um desejo forte ou persistente de usar drogas?
  • Ultrapassar os próprios limites impostos. Você usou uma maior quantidade ou por mais tempo do que pretendia?
  • Reduzir o tempo gasto em outras atividades. Você diminuiu ou parou de participar de atividades que não envolvem drogas, como recreação, esporte, atividades sociais e trabalho?
  • Gastar um tempo excessivo usando ou pra conseguir drogas. Você dedicou muito tempo para obter ou usar drogas, e precisou de muito tempo para se recuperar dos efeitos?
  • Usar drogas apesar de estar causando algum problema de saúde. Você têm usado drogas mesmo causando algum problema físico ou psicológico?

Portanto, se a pessoa se viu fazendo três entre os sete itens acima no último ano, ela pode se considerar dependente (ou viciada, ou adicta).