Quando o uso de drogas se torna constante, isso pode causar sérios problemas para a vida da pessoa. O vício pode levar à perda de emprego, problemas financeiros, brigas na família, problemas de saúde, etc. Existem algumas recomendações para ajudar a parar de usar drogas. Lidar com tudo isso sozinho pode ser difícil para algumas pessoas, portanto é uma boa idéia procurar ajuda pra parar de usar drogas e facilitar que tudo volte ao normal. Consulte abaixo algumas instituições que podem ajudar no tratamento contra a dependência química, seja do adicto ou de seus familiares.
NA – Narcóticos anônimos
NA é uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países. O objetivo deste grupo é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. As reuniões são gratuitas.
A afiliação à Narcóticos Anônimos é aberta a qualquer adicto a drogas, independente do tipo ou combinação de drogas usadas. A afiliação à Narcóticos Anônimos é inteiramente voluntária. Não existem arquivos sobre a frequência e nem listas de membros seja para uso interno de NA ou para qualquer outro uso. Os membros frequentam as reuniões quando lhes convém.
A base do programa de recuperação de Narcóticos Anônimos é uma série de atividades pessoais conhecida como Doze Passos, adaptados de Alcoólicos Anônimos. Estes “passos” incluem a admissão de que existe um problema, a busca de ajuda, auto-avaliação, partilha em nível confidencial, reparar danos causados e trabalhar com outros adictos a drogas que queiram se recuperar.
Site: www.na.org.br
Encontre o NA mais próximo de você
Telefones
Vivavoz
A família pode colaborar tanto do surgimento do abuso de drogas quanto como instituição protetora para a saúde de seus membros.
O VIVAVOZ é um serviço de call center totalmente gratuito e aberto à comunidade, especializado em oferecer orientações e informações científicas sobre a prevenção do uso indevido de drogas.
Falar sobre drogas não é uma tarefa fácil, mas pode ser a principal atitude para não se envolver com elas. Esta é uma das razões para a criação do VIVAVOZ. Enfim, uma boa conversa pode ser um bom começo!
Telefone: 0800-510-0015
Amor Exigente
O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Site: www.amorexigente.org.br
Encontre o grupo mais próximo de você
Telefones: (19) 3252-2630, 3252-3968, 3305-5538, 3305-5539 e 3305-5543. Fax: (19) 3252-2630
Endereço: Travessa Álvares de Azevedo, 52 – Cambuí – Campinas/SP
AA – Alcoólicos anônimos
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
Site: www.alcoolicosanonimos.org.br
Localize a reunião mais próxima de você, separadas por Estado e cidade
Plantão 24 horas: (11) 3315-9333
Av. Senador Queiroz, 101, 2º Andar – Cj 205 – São Paulo – Tel.: 11 3229 3611
Nar-Non
Este serviço é voltado para as famílias dos dependentes de drogas. Só quem tem um familiar adicto sabe a dificuldade que é lidar com este problema. E a falta de informações às vezes faz com que a família atrapalhe ainda mais a situação. O Nar-Non atua como suporte ajudando na compreensão do problema da droga e propondo soluções, através dos seguintes passos:
- Aprender que a dependência química (adicção) é uma doença
- Compartilhar as dificuldades
- Substituir o desespero pela esperança
- Melhorar o relacionamento familiar
- Readquirir auto-confiança
As reuniões acontecem entre pessoas que passam por problemas similares, sempre no anonimato.
Site: www.naranon.org.br
Conheça o grupo Nar-Non mais próximo de você
Rua 1º de março, 125/801, Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2283-0896
Serviços públicos
As prefeituras de alguns municípios realizam trabalhos anti-drogas, portanto consulte na sua cidade a Secretaria de Saúde para obter mais informações e ver se é possível conseguir tratamentos gratuitos incluindo internação.
Clínicas particulares
Existem várias clínicas particulares para internação, desintoxicação e tratamento da dependência química que podem apresentar bons resultados.